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A conclusão do projeto básico da Linha 19-Celeste foi adiada em seis meses.

O contrato com o consórcio MNEPIE foi alterado para que a conclusão dos serviços ocorra em 12 de março de 2024, em vez de setembro deste ano."

O projeto básico de engenharia e arquitetura da Linha 19-Celeste, que liga Guarulhos à capital paulista, teve seu prazo estendido em seis meses pelo Metrô. O contrato, inicialmente previsto para encerrar em 21 de janeiro de 2024 com o consórcio MNEPIE (Maubertec, Nova Engevix, Pólux, EGT e Intertechne), foi agora prorrogado até julho do próximo ano. Além disso, a data de conclusão dos serviços, originalmente planejada para 12 de setembro, foi ajustada para até 12 de março de 2024.

Essa é a primeira modificação no contrato, que foi assinado no final de 2021, e tem como objetivo definir o traçado de 15 estações e um trecho subterrâneo de 17,6 km. O aditivo também inclui um aumento no valor original do contrato, que passou de R$ 93,1 milhões para R$ 95,9 milhões, representando um acréscimo de R$ 2,73 milhões.

 

O Metrô menciona no documento a necessidade de elaborar um túnel rodoviário entre as avenidas Paulo Faccini e Tiradentes, em Guarulhos, que não estava previsto no contrato original.

No entanto, a empresa ressalta que a extensão do prazo não isenta o consórcio de possíveis sanções devido ao atraso na entrega do projeto.

“O destino do Ramal ainda aguarda definições
A Linha 19-Celeste tem sido objeto de estudo por parte do Metrô ao longo de vários anos e atualmente se encontra em estágio avançado, se aproximando de uma possível licitação para obras ou concessão à iniciativa privada.

Gestões anteriores planejaram repassar o ramal por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), mas devido à falta de tempo e recursos, esse plano não se concretizou.

Sob a administração de Tarcísio de Freitas (Republicanos), existe o plano de licitar a Linha 19 nos anos vindouros, como parte do projeto de privatização das linhas metroferroviárias.

No entanto, ainda não está claro se essa licitação ocorrerá antes ou depois da Linha 20-Rosa, que se encontra em uma etapa menos avançada em seus projetos.”

Fonte: Metrô CPTM

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